“Se tudo é de Deus e eu sou filho Dele,
posso exigir Dele aquilo que me é de direito?”
(André Dias – Rio de Janeiro, RJ)
Levi Matos Marins
Quando Jesus nos
ensinou a orar (Mt 6.9-13), Ele deu alguma instrução sobre exigir dEle “o pão
nosso de cada dia”? Ou exigir o “livra-nos do mal”? é claro que não! Oração é
sinônimo de rogar, pedir, e não de dar ordem. Será que Jó ordenou que Deus lhe
restituísse tudo? Será que Abraão ordenou a Deus que lhe desse uma descendência
como as estrelas do céu e como a areia do mar? (Gn 15.5; 22.17) será que José
ordenou a Deus que lhe desse a soberania sobre o Egito? A resposta para todos
estes casos é NÃO.
A Bíblia Sagrada não
mostra seus personagens ordenando a bênção. Na verdade, o Senhor é quem ordena
a bênção (Sl 133.3). Se os homens de Deus jamais oraram ao Senhor expedindo
ordens, porque alguns pregadores defendem essa prática? Eles a defendem por
razões sensacionalistas. Essa prática surgiu com o pregador americano Kenneth
E. Hagin, que difindia diversas heresias como o “movimento do cair no poder” e
a “unção do riso”. Quando falta a verdadeira unção de Deus, os homens começam a
busca inovações humanas e anti-bíblicas. Hagin torceu as Escrituras em João
1.13, dizendo que o termo “pedirdes” pode ser substituído por “ordenardes”.
O termo “pedir” é
tradução do grego aitéo e descreve um
suplicante, alguém que está numa posição inferior, alguém que não tem (Mt 7.7).
Descreve o filho pedindo pão ao pai (Mt 7.9,10), os sacerdotes pedindo a um
superior – Pilatos (Lc 23.23). O mesmo termo é aplicado a um mendigo pedindo
(no grego, aitéo) a Pedro (At 3.2).
podemos conceber o mendigo ordenando a Pedro? Logo, o significado desse termo
não se aplica a ordenar. Havia a palavra que denotava alguém que estava em
igualdade com o atendente, que era o termo grego erotao, que se traduz por suplicar. Mas, Jesus não usou essa
palavra no versículo base de Hagin. Observe Jesus falando do homem pedindo, e
Ele pedindo ao Pai: “Naquele dia, pedireis [aitéoI]
em meu nome, e não vos digo que eu rogarei [erotao]
por vós ao Pai” (Jo 16.26). Alguns termos gregos que são traduzidos por
“ordenar” e “determinar” são keleuo (Mt
8.18; 14.19) e prostasso (Mt 1.24;
8.4; 21.6; At 10.33). Mas, em nenhum momento a Bíblia utiliza esses termos para
descrever o cristão pedindo benção.
O que nós recebemos
de Deus é pela graça, ou seja, favor imerecido. Alguém que recebe o favor
imerecido não pode ordenar. O autor desta teoria não respeitava a soberania de
Jesus Cristo. Veja o que ele descreve sobre nós e Jesus Cristo em um dos seus
livros: “Ninguém poderá oferecer-me nada melhor. Nem o próprio Senhor Jesus tem
uma posição melhor diante de Deus do que você e eu”.
Ora, se Deus é o seu
Senhor, como você pode lhe dar uma ordem? Se você segue essa prática, está
assumindo uma posição de senhor. a Bíblia diz que para você receber, você deve
“se humilhar, e orar, e buscar” (2 Cr 7.14). não está escrito que você deve
ordenar. Deus sabe tudo que você necessita “antes de vós lho pedirdes” (Mt 6.8)
e o capítulo que nos ensina que a benção de Deus nos alcança também diz que “o Senhor mandará que a benção esteja contigo” (Dt 28.8 – Grifo nosso).
Levi
Matos Marins é pastor, conferencista, bacharel em Teologia, pós-graduando em
Ciência da Religião e docência do Ensino Superior, e reitor do Instituto
Bíblico Beth-Le-Hem.
Jornal Mensageiro da Paz de Novembro
de 2012, Pág. 17.
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